
O Miriti – Belo, singelo e muito representativo da realidade regional, o artesanato de miriti ou buriti faz parte da cultura e do cotidiano dos paraenses, figurando com mais intensidade em Belém, durante o Círio de Nazaré, na feira do Ver-o-Peso e nas portas do Museu Emílio Goeldi e do Bosque Rodrigues Alves. A matéria-prima do artesanato é extraída da palmeira Maurita flexuosal, conhecida vulgarmente pelo nome de miritizeiro ou buritizeiro, abundante nas matas ciliares, várzeas e margens dos igarapés da região.O vegetal tem várias utilidades: fornece palha para cobrir cabanas; broto ou grelo para produzir envira, fibra que serve para tecer maqueiras (redes artesanais), tapetes e bolsas; a tala tirada das folhas serve para fazer paneiros, tipitis, cestos, balaios e, ainda, brinquedos de formas variadas, como cobras, pombinhas, soca-socas, barcos, araras, jacarés e tatus, inclusive miniaturas diversas.
O Fruto
A fruta, o miriti, serve como fonte de alimento vitamínico, degustada com farinha e açúcar. É utilizada ainda para produzir licor e vinho e também para agüar o tradicional mingau de farinha d’água ou de arroz. Do fruto ainda se extrai a tinta para pintar brinquedos e quadros.Os frutos podem ser colhidos diretamente da árvore, ou recolhidos no chão. O miriti é rico em pró-vitamina A. O oléo de Miriti ou Buriti pode também ser usado como protetor solar.
A Arte com o Miriti


O Miriti Fest

Hoje, eles são a estrela principal do Miriti Fest, festival que ocorre anualmente na cidade de Abaetetuba, região de Tocantins. Divulgar e comercializar peças de artesanato, além de demonstrar a versatilidade da matéria prima, que permite sua utilização também para fins culinários, estão entre os objetivos do evento.
O evento ganhou reconhecimento estadual. A lei nº. 7.282, declarou o Miriti Fest patrimônio cultural do Estado do Pará. Reconhecido como evento de divulgação das culturas regionais e representante das tradições populares do município de Abaetetuba, a lei garante apoio anual do governo para a realização do evento.
A lei, publicada no Diário Oficial do Estado prevê ainda a inclusão da festividade no calendário oficial de eventos do Pará e a possibilidade das associações do Miriti Fest firmarem convênios que viabilizem o patrocínio da festa pelo Estado. Um dos objetivos do Miriti Fest é resgatar a cultura do artesanato do município e preparar os profissionais para o mercado, além de transformar a atividade na principal fonte de renda do artesão da região.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Os brinquedos também são fabricados em Belém por artesãos vindos de Abaetetuba e que moram na periferia da cidade. Os artesãos são pessoas humildes e que têm alguma profissão. Mas, no período de fabricação dos produtos, eles dividem seu tempo, para que as centenas de brinquedos sejam confeccionados à tempo para o Círio. Esta arte, na maioria das vezes, é repassada de pai para filho. Eles procuram imitar a vida através da arte.


SOMOS UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA/ATACADISTA EM SAO PAULO E GOSTARIAMOS DE RECEBER CONTATO PARA COMPRAS NO ATACADO - FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM 11 33150488 - TEMOS INTERESSE EM ADQUIRIR PRODUTOS DE FIBRA NATURAL - FALAR COM DEBORA
ResponderExcluirOlá meu ctt 91 981059633
Excluireh...tem q melhorar
ResponderExcluirGente, Abaetetuba é no Pará
ResponderExcluirSim
ResponderExcluir